-
Arquitetos: Esquissos - Arquitectura e Consultoria
- Área: 646 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: Banema, Carpintaria Maral – Marinha e Almeida Lda, Diasen, Reyners, Sanindusa, Teka, Wood Lab
Descrição enviada pela equipe de projeto. Definindo o gaveto entre a Rua e o Adro da igreja, a construção ergue-se num lugar de destaque e de elevada relevância na memória dos locais. Deste modo, foi importante a reconstrução da fachada pré-existente que preservava os elementos arquitetónicos originais. É nesta zona que acontece o espaço de farmácia, com ligação privilegiada com a rua.
No espaço a poente surge um novo volume como ampliação. A ligação entre estes dois volumes acontece apenas ao nível do piso térreo, sendo o piso 2 totalmente independente de forma a garantir a privacidade que o uso habitacional deste piso impõe. Pretende-se que partir do alçado Norte os edifícios aparentem ser totalmente independentes, sensação obtida através de um pátio que cria um rasgo vertical entre ambos.
Através do traço é possível identificar a reconstrução, com linhas tradicionais em conformidade com a envolvente. A ampliação por sua vez, com traço mais contemporâneo e linear, revela uma geometria simples e depurada. Esta opção permite que o edifício original se demarque da ampliação, devolvendo a construção original ao imaginário urbano do local.
A nova proposta encontra-se “apoiada” em cima de um soco de lioz que permite vencer a diferença de cotas. Por sua vez, a subtracção de matéria que assegura o afastamento entre os 2 volumes é revestido no mesmo material, enfatizando desta forma o gesto arquitectónico. A presença do Lioz – identidade da vila de Montelavar – é notória em vários detalhes de todo o edifício